6.5.11

MItologia Grega – Parte 1

“As religiões da Grécia e da Roma antigas desapareceram. As chamadas divindades do Olimpo não têm mais um só homem que as cultue, entre os vivos. Já não pertencem à teologia, mas a literatura e ao bom gosto. Ainda persistem, e persistirão, pois estão demasiadamente vinculadas às mais notáveis produções da poesia e das belas artes, antigas e modernas, para caírem no esquecimento.”¹ Isso é uma verdade. A muito não se ouve falar dos deuses Gregos e romanos como seres de crença, tudo se centralizar em um Deus único, Onipresente e Onipotente, que não divide suas obrigações com outros deuses pois é Luz e pode estar em qualquer lugar.
Ao contrário do deus hebráico, os olímpicos, se dividiam em tarefas, um cuidava do campo, um cuidava da música, outro do amor, outro da guerra, tinha até aquele que cuidava dos ladrões.
ChaosHavia também para eles uma explicação para a formação do universo. De Caos, a personificação da desordem, surgiram Nix (a Noite), Êrebo (as Trevas), Hemera (o Dia) e Áiter (o Éter). Do Ovo de Nix, nasceu Eros (o Amor). Após o nascimento dessas personificações, nasceu Gaia (a Terra), que sozinha gerou Urano (o Céu) e Ponto (o Mar). Depois disso, Urano, que a cobria, fez com que ela gerasse os Titãs: Oceano, Hiperíon, Crio, Coio, Jápeto e Cronos; e as Titanides: Téia, Tetis, Têmis, Rea, Febe e Mnemosine; também surgiram dessa união os cíclopes, monstros gigantescos de um olho somente no meio da testa, seus nomes eram Arges, Brontes e Esteropés e os Hecatônqueires, gigantes que possuíam cem braços e cinqüentas cabeças, seus nomes eram Egêon, Kottos e Giges, eram conhecidos por sua violência.
gaiaGaia, desgostosa de tanto procriar, pediu aos seus filhos proteção contra a sagacidade amorosa de Urano, o único que concordou em ajudá-la foi seu filho mais novo Cronos, que armado com uma foice afiadíssima, preparou uma emboscada contra o pai, castrou-o e lançou-lhe os testículos em Ponto. A mutilação teria ocorrido no Cabo Drêpanon (em grego = Foice), e do sangue na foice teriam surgido os Feácios.
Em seguida, Cronos destronou Urano, seu pai e confinou seus irmãos germanos, os gigantes Hecatônqueires o os Cíclopes no Tártaro, região situada nas profundezas extremas do mundo, abaixo do próprio Inferno, de onde os havia libertado.
¹ Livro de Ouro da Mitologia, Thomas Bullfinch – Ed. Martin Claret - 2000

MItologia Grega – Parte 2



Vamos dar continuidade ao que eu publicava no Pop News, sobre Mitologia grega.
Ah sim, o texto foi concebido por mim, mas foi através de pesquisas em cima do meu “Livro de Ouro da Mitologia” e o “Dicionário da Mitologia Grega e Romana”. Minha paixão pela mitologia grega me fez a escrever esse texto, pois tudo que eu encontrava, era direcionado as crianças ou muito antigo. Vamos agora nos direcionar ao Olímpicos, que habitavam o Olimpo e cuidavam da humanidade.
OS OLÍMPICOSolimpo
O Olimpo deixou de ser localizado em algum lugar e tornou um reino divino em Urano (o Céu), que abrigava todos os deuses nele.
Como mencionado antes, Zeus era o regente, sentava-se em um trono e ao seu lado estava Hera, sua irmã e esposa.
olimpicosHera, com também já foi mencionado anteriormente, era mãe de quatro dos filhos de Zeus: Ares, Ilítia, Hebe eHefesto. Era muito ciumenta e foi a causadora de várias fugas de mortais ou deusas de menor escalão para salvar seus filho da ira da deusa-mãe.
Muitos outros filhos de Zeus vieram a morar no Olimpo, entre eles estão: HermesApoloÁrtemisAtenaAfrodite e Dioniso. Seus irmãos, também tomaram o Olimpo como morada: Poseidon, Deméter e Héstia, não fazendo parte somente Hades, pois tinha o Inferno e o Tártaro para tomar conta. Poseidon, apesar de ser o senhor dos mares, fazia parte da casta olímpica.
Vários outros deuses residiam no Olimpo, alguns filhos e filhas de Zeus com outras deusas e mortais, e outros netos dele. O Olimpo era um paraíso, só perdia para o Elísion, a morada dos guerreiros mortos e das mortais da qual Zeus possuiu.
Como já mencionei, muitos deuses moravam no paraíso dos deuses, mas somente doze desses deuses poderiam comandar as coisas na Terra, dizer o que iria acontecer com cada um dos mortais. A partir daqui começarei a falar desses deuses e de suas aventuras e desventuras.