9.3.11

Os 10 mais belos e estranhos fenômenos da natureza


10 – Terraços naturais
scenery-009

Essa é, infelizmente, uma beleza perdida. Esse terraços foram destruídos em uma erupção vulcânica ocorrida em 1886.
Esse fenômeno ocorria em uma encosta na qual água quente descia, trazendo junto de si sílica rosa e branca, que davam essa coloração linda as pedras.
a1544atl


9 – Cavernas dos cristais
naica3-tm
A caverna dos cristais se localiza em Naica, na cidade de Chihuahua, no México. Nesse local existem alguns dos maiores cristais do mundo, que chegam a medir 14 metros de comprimento e pesar 55 toneladas. Apesar de sua beleza o local é mortal, pois seres humanos só conseguem sobreviver 10 minutos lá dentro, mas para ver essa maravilha talvez valha correr o risco.
Quem tiver interessado pode ver esse pequeno documentário sobre essa caverna incrível:


8 – Relâmpago de Catumbo
most bizarre phenomenon eternal lightning in venezuela
O relâmpago de Catatumbo é um fenômeno natural único. Localizado na foz de um rio, no Lago Catatumbo, ele é considerado como uma das mais extraordinárias tempestades elétricas. O fenômeno pode ser visto durante 140 a 160 noites por ano, aproximadamente 10 horas por noite!
A luminosidade dos relâmpagos pode ser vista até 40km de distância e é usada como um farol natural há séculos, sendo conhecida como “Farol de Maracaibo”.


7 – Pilares de luz
090219-01-night-light-pillars_big-tm
Essa maravilha é criada por reflexo de luz em superfície horizontais planas que tem gelo. Normalmente elas são criadas pelo reflexo da luz do sol, mas podem surgir por qualquer tipo de luz, desde de as de um postes até a luz da lua. O modo mais fácil de ve-lo é quando o sol está se pondo.


6 – Penitentes
penitentes_upper_rio_blanco_argentine-tm
Esse é um fenômenos bastante difícil de se encontrar, pois ele só ocorre em altitudes elevadas. A primeira vez que se viu esse fenômeno foi em 1839, por Charles Darwin, enquanto ele ia de Santiago no Chile, até a cidade argentina de Mendoza.
Os penitentes são formações de gelo que podem chegar ao tamanho de uma pessoa e se parecem com laminas de espadas. Não se sabe exatamente como elas se formam, mas acredita-se que seja graças aos fortes ventos dos Andes.


5 – Rochas de Moeraki
95807a_650_300-tm
Essas pedras são bem diferentes. Elas são encontradas na Nova Zelândia, em uma praia chamada Koekohe. Elas se destacam pela sua forma esférica quase perfeitas, isso ocorre graças as ondas que batem nelas, esculpindo-as vagarosamente até criarem essas maravilhas.


4 – Parélio
Parelio
Esse é outro fenômeno causado pela reflexão da luz no gelo. Apesar de aqui no Brasil ser um fenômeno poucos visto ele já é bem conhecido em outras partes do mundo, na Europa e nos E.U.A ele ocorre em média 2 vezes por semana, mas nem todas vezes é visível.


3 – Colunas de Basalto
p262607-county_antrim-giants_causeway-tm
Olhando assim poucos acreditariam que essas pedras são formadas naturalmente, devido as estruturas hexagonais, elas parecem feitas pelos homens. Contudo elas são resultado do rápido resfriamento de lava do vulcão.
Se você quer conhecer elas pessoalmente procure pelo Giant’s Causeway, localizado na Irlanda.


2 – Maré vermelha
mare-vermelha
Quando há uma grande concentração de algas na água a natureza cria um dos mais belos espetáculos aquáticos que se pode ver. Apesar de conhecermos como maré vermelha, esse fenômeno não ocorre só nessa cor, podendo variar de rosa a vermelho escuro, e até mesmo verde.
Eles ocorrem normalmente em zonas costeiras, contudo nem sempre são algas que criam esse efeito.


1 – Círculos de gelo
ice-circle-tm
Esse fenômenos é muito raro, mas belo e estranho como poucos. Eles ocorrem em águas quase paradas em climas frios. Acredita-se que eles se formam graças a pequenos redemoinhos causado pelo movimento das água em curvas de rios. Ninguém ainda consegue explica-los com certeza. Contudo sua beleza é única.


outros fenomenoss    mais malucos da natureza

1. Relâmpago eterno
most bizarre phenomenon eternal lightning in venezuela

O relâmpago do Catatumbo é um fenômeno natural único. Localizado na foz de um rio, no Lago Catatumbo, ele é considerado como uma das mais extraordinárias tempestades elétricas. O fenômeno pode ser visto durante 140 a 160 noites por ano, aproximadamente 10 horas por noite!
A luminosidade dos relâmpagos pode ser vista até 40km de distância e é usada como um farol natural há séculos, sendo conhecida como “Farol de Maracaibo”.
2. Chuva de peixes
most bizarre phenomenon the rain of fishes in Honduras

A chuva de peixes é descrita no folclore de Honduras como uma lenda. No entanto, ela realmente aconteceu no Departamento de Yoro entre maio e julho. Testemunhas disseram que o fenômeno começou com nuvens escuras no céu, seguido de relâmpagos, trovões, fortes ventos e chuva durante 2 ou 3 horas. Depois que a chuva parou, centenas de peixes vieram a baixo. Isso mesmo, centenas de peixes começaram a cair do céu.
Desde 1998, o Festival da Chuva de Peixes é comemorado todos os anos na cidade de Yoro. Há indícios de que a chuva foi causada por um tornado, levando assim, os peixes ao céu e em seguida, soltando-nos.
3. Escalada de cabras
most bizarre phenomenon Climbing Goats in Morocco

Cabras subindo em árvores? Só no Marrocos. Estas cabras sobem nas árvores, pois querem comer o fruto da árvore de Argan. Ainda não se sabe ao certo como os galhos da árvore conseguem suportar o peso do animal.
4. Chuva colorida
most bizarre phenomenon Red Rain in Kerala India

De 25 de julho a 23 Setembro de 2001, a chuva que começou a cair no sul da Índia tinha uma cor avermelhada, e o mais estranho é que não era apenas chuva vermelha, havia: amarela, verde e preta.
O Governo da Índia descobriu que a chuva tinha sido "colorida" pelos esporos de algas, que se espalharam no ar. Então, no ano de 2006, a cidade de Kerala se tornou a atenção do mundo novamente, porque o bizarro fenômeno aconteceu mais uma vez.
5. As ondas mais longas
most bizarre phenomenon longest wave in Brazil

Duas vezes por ano, entre fevereiro e março, as águas do Oceano Atlântico se amontoam no rio Amazonas, criando a onda mais longa do mundo. Este fenômeno é causado pelas correntes do Atlântico que deságuam na foz do rio, resultando em ondas gigantes que podem durar mais de meia hora.
6. Sol Negro
most bizarre phenomenon black sun in Denmark

Durante a primavera na Dinamarca, cerca de meia hora antes do anoitecer, mais de 1 milhão de Sturnus Vulgaris (um tipo de pássaro) se reúnem e formam um bando notável, capaz de fazer o céu ficar escuro. Este fenômeno é chamado de Sol Negro e pode ser visto no início da primavera na Dinamarca ocidental.
7. Arco-Íris de Fogo
most bizarre phenomenon fire rainbow in Idaho

O fenômeno atmosférico conhecido como arco circunhorizontal ou Arco-Íris de Fogo, aparece quando o Sol está bem alto (mais de 58 graus acima do horizonte). A luz solar brilha diretamente através das nuvens, produzindo uma espécie de prato de cristal hexagonal e formam um efeito prisma. Por isso, parece um arco-íris em forma de chama.
Fonte: farofeiro
http://minilua.com/fenoemnos-malucos-natureza/