27.3.11

Na coluna de nuvem

Ao iniciar-se o Êxodo dos hebreus, o próprio Deus de Israel em pessoa lhes serve de guia! De que modo?
Exo 13: 21 E o Senhor ia adiante deles, de dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. 22 Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite.
Começamos a vislumbrar algumas funções da coluna: guia visual (13: 21), protecção (14: 19), transporte do Senhor (14: 24), acções mecânicas (14: 24 e 25).
De onde provinha a coluna? A resposta está em:
Lev 9:23 ... e a glória do Senhor apareceu a todo o povo, 24 porque o fogosaiu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto ...
A coluna de fogo provém, pois, da glória do Senhor; e ficamos a conhecer outra função: consumir holocaustos. Quanto a este particular, existe no livro dos Juizes uma narrativa muito esclarecedora do processo usado para consumir os holocaustos. Trata-se da história de Manué e sua mulher ao serem contactados pelo anjo do Senhor que lhes anuncia o nascimento de um filho: Sansão. Manué quer agradecer ao anjo oferecendo-lhe alimento, mas este recusa e sugere a Manué que ofereça um holocausto ao Senhor. Manué aceita a sugestão e coloca um cabrito e uma oferta de manjares sobre uma penha; então, coluna luminosa desce sobre a penha, o anjo do Senhor sobe para a penha, colocando-se junto do holocausto e da oferta, é rodeado pela chama e esta sobe para o céu levando o anjo, o holocausto (cabrito preparado) e a oferta de manjares; tudo subiu com a chama (coluna luminosa) do altar (penha) para o céu. Foi só perante esta obra maravilhosa que Manué e sua mulher identificaram aquele "homem" como sendo o anjo do Senhor, receando morrer porque tinham visto a Deus (Jui 13: 15 a 22). Será que a coluna era mesmo de fogo? Analisemos melhor os elementos da primeira visão de Moisés (Exo 3: 2 e 3):
  1. Uma chama de fogo no meio de uma sarça (silvado);
  2. a sarça ardia no fogo mas não se consumia;
  3. a sarça não se queimava;
  4. o Senhor estava na chama de fogo.
É evidente que não se tratava de uma vulgar combustão, mas sim doaspecto visual duma manifestação divina (teofania); Deus manifesta-se visualmente a Moisés, sendo uma visão antropomórfica, "em uma chama de fogo" com a forma de coluna (Exo 14: 24). Há um pormenor muito importante a salientar no relato desta visão: a atenção de Moisés fixa-se primeiramente no facto insólito e inexplicável da sarça não se queimar estando a arder no fogo, nem se consumir durante a combustão. É este mistério que desperta a sua curiosidade e o faz mover-se para lá, sem medo, disposto a meter-se por um silvado a dentro, arranhando-se e rasgando-se, não lhe passando sequer pela cabeça a ideia de que estava perante uma manifestação de Deus, pelo que este precisou de se identificar a Moisés.
Qual seria a nossa atitude perante uma visão desta natureza? Talvez fugíssemos, horrorizados, pensando ser obra do Diabo! Não daríamos tempo a Deus para se identificar ... Felizmente, Moisés, além de rebelde, era destemido e descreveu-nos o que viu; Deus sabia com quem lidava. Ele, entre outros, abomina os tímidos, destinando-os à segunda morte (Apo 21: 8), por isso, não devemos ter medo de desmistificar as exegeses tendenciosas dos textos sagrados; devemos querer conhecer o Senhor YHWH face a face, como Moisés; devemos querer conhecer todos os seussinais e correr para eles quando se manifestam. É esta a razão porque estou interessado em perceber o que é isto de glórias, tronos, nuvens, arcos, colunas, anjos etc etc; qual é o seu aspecto visual e de que fenómenos e entidades se trata.
Após a expulsão do homem do jardim do Eden, uma "espada inflamada" andava ao redor da Árvore da Vida (Gen 3: 24); parece ser esta a primeira referência bíblica à coluna.
Abraão oferece um holocausto ao Senhor "e eis um forno de fumo (nuvem), e uma tocha de fogo (coluna) que passou por aquelas metades" (Gen 15: 17).
Jacob "sonha" com uma escada (coluna) "posta na terra, cujo topo tocava nos céus: e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela" (Gen 28: 12).
O Senhor aparece a Moisés "numa chama de fogo (coluna)" (Exo 3: 2).
O Senhor guia pessoalmente os hebreus numa coluna de nuvem de dia e numa coluna de fogo de noite (Exo 13: 21 e 22).
Durante a travessia do Mar Vermelho, a coluna passa para a retaguarda do campo dos hebreus; na vigília da manhã, o Senhor, na coluna do fogo e da nuvem, alvorotou o campo dos egípcios (Exo 14: 19 e 24).
Entrando Moisés na tenda da congregação, descia a coluna de nuvem e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés (Exo 33: 9).
Fogo (coluna) saiu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar (Lev 9: 24).
O Senhor desceu na coluna da nuvem (Num 12: 5).
Saiu fogo (coluna) do Senhor, e consumiu 250 homens (arrebatou-os para cima) (Num 16: 35).
O Senhor apareceu a Moisés na tenda, na coluna de nuvem; e a coluna de nuvem estava sobre a porta da tenda (Deu 31: 15).
...
Seria fastidioso apontar todas as passagens bíblicas que tratam da coluna.
Reafirmo que a coluna será o meio ou sistema através do qual Deus se faz transportar entre a glória que está na nuvem e a terra. Mas, a coluna também mata e destrói; revela-se uma arma terrível, uma espada inflamada. Vejamos o livro do Apocalipse, cujo contexto é, ainda actualmente, futurista:
Apo 19: 11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branc(nuvem/glória real e de comando); e o que estava assentado sobre ele chamava-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. (...) 15 E da sua boca saía uma aguda espada (espada inflamada, coluna de fogo), para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; (...) 21 E os demais foram mortos, com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, ...
Podemos devassar toda a Bíblia que ela jamais nos deixará sair deste pressuposto: Deus transporta-se, entre o céu e a terra, na coluna, e também a usa para destruir.
Sal 99: 6 Moisés e Aarão entre os sacerdotes, e Samuel entre os que invocam o seu nome, clamavam ao Senhor, e Ele os ouvia. 7 Na coluna de nuvem lhes falava: eles guardavam os seus testemunhos, e os estatutos que lhes dera.
E não apenas Deus se transporta na coluna, mas também os seus anjos, os seus profetas e o seu Cristo.
II Rei 2: 11 E sucedeu que, indo eles (Elias e Eliseu) andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro: e Elias subiu ao céu num redemoinho
(coluna).
Act 1: 9 (...) vendo-o eles (os discípulos)(Jesus) foi elevado às alturas (numa coluna), e uma nuvem o recebeu, ocultando-o aos seus olhos. (...) 11 ... há-de vir, assim, como para o céu o vistes ir.
Quanto ao temível poder destrutivo da coluna, a Bíblia também nos dá vários testemunhos:
Gen 19:24 Então o Senhor fez chover enxofre e fogo
(coluna de fogo) do Senhor, desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra. 25 E derribou aquelas cidades, e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
Num 11: 1 ... e a sua ira se acendeu, e o fogo
(coluna de fogo) do Senhor ardeu entre eles, e consumiu os que estavam na última parte do arraial.
Job 9: 5 Ele é o que transporta as montanhas, sem que o sintam, e o que as transtorna no seu furor. 6 O que remove a terra do seu lugar, e as suascolunas estremecem.
As colunas estarão presentes e serão visíveis no dia da vinda do Senhor e do seu Cristo. O profeta Joel dá-nos uma visão muito clara do dia do Senhor, escrevendo a determinada altura:
Joe 2: 30 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo
(colunas de fogo), e colunas de fumo. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. 32 E há-de ser que, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; (
...)